Ter a tranquilidade de saber que o seu ente querido está sendo bem tratado. Conte com a Laura e Silvia Investigações
Sabemos que pessoas idosas ou pessoas portadoras de necessidades especiais enfrentam várias dificuldades na realização de tarefas rotineiras em seu dia-a-dia e por isso, cada vez mais, familiares estão recorrendo aos trabalhos de um cuidador de idosos.
Essa opção é a das mais assertivas, pois garante ao idoso/pessoa com necessidade especial o amparo necessário. Contar com um cuidador é saber que esta pessoa será medicada na hora correta, higienizada, alimentada, assim como assegurar que ela possa passear, ter alguém para conversar ou ser atendida em qualquer eventualidade que possa surgir.
Mas, assim como em casos de babás, este profissional pode deixar a desejar em suas tarefas.
Um cuidador de idosos ou de pessoa portadora de necessidades especiais deve ser uma pessoal responsável, paciente, atenta, sensível e discreta. Além de gostar de cuidar de pessoas, ser prestativa, rápida em identificar problemas e agir com educação seguindo metodologias adequadas ao seu cargo. Tenha em mente este perfil ao buscar contratar um cuidador profissional.
No Brasil, os dados referentes à violência contra idosos/pessoas com necessidades especiais são preocupantes. Segundo dados do disque 100 (canal de denúncia do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos), os tipos de abusos cometidos mais frequentes são:
- Tarefas feitas sem o cuidado necessário;
- Remédios dados fora de hora;
- Alimentação insuficiente ou com alimentos impróprios;
- Agressões verbais, gritos ou falar demasiadamente alto;
- Agressões psicológicas;
- Mantê-los presos dentro de casa sem tomar sol ou isolados;
- Queimá-los com a comida;
- Deixá-los cair ou derrubá-lo;
- Agressões corporais.
Independente do tipo de abuso ocorrido, o idoso ou pessoa com necessidades especiais passa a ser alvo de ameaças, chantagens e tortura, tornando assim a sua vida algo excruciante e que pode gerar danos irreparáveis a sua integridade física e emocional. Além do que, a exposição a essas violências podem ocasionar e/ou agravar casos de depressão.
Em consequência desses fatores, é necessário estar atento na hora de contratar um profissional que permanecerá em sua residência cuidando de um ente querido. Reforçando que um profissional qualificado deve ser paciente, zeloso e dedicado com a saúde e bem estar do idoso ou da pessoa com necessidades especiais.
Durante a entrevista com o profissional, a família deve:
- Buscar por cartas de recomendação;
- Procurar por referências e checar a veracidade das mesmas;
- Verificar os antecedentes criminais;
- Observar a execução das tarefas e do dia-a-dia do profissional junto ao seu paciente.
Mas estar atento a alguns sinais podem fazer a diferença para se descobrir uma possível situação de maus-tratos.
Podem ser Indícios de uma situação de maus-tratos:
- Feridas, machucados ou hematomas na pele sem explicação plausível ou com explicações estranhas e conflituosas.
- Histórias parecidas com incidentes já ocorridos;
- Quedas frequentes;
- Perda de privacidade. O cuidador está sempre presente e não deixa o idoso conversar e/ou interagir com outras pessoas sozinho.
- Doenças e machucados que não se curam ou que demoram mais que o tempo indicado pelo médico.
- Sequelas;
- Demora na procura por um médico em casos de necessidade.
- Troca de médicos frequentemente;
- Desnutrição, desidratação ou perda de peso;
- Falta de apetite;
- Fome fora dos horários das refeições;
- Idoso mais calado ou melancólico e evitando contato corporal;
- Óculos quebrados com frequência;
- Aumento de idas aos serviços de emergências (UPAs, Clínicas e Hospitais);
- Roupas sujas, velhas ou rasgadas;
- Negligência com a higiene pessoal. Unhas sujas, mau cheiro, cabelos encardidos e desarrumados.
- Barba suja e desalinhada e cabelo sem cortar – no caso dos senhores;
- Assaduras em casos que necessitam de fraldas geriátricas;
- Escaras de decúbito em muitos lugares do corpo com sinais de pouco ou nenhum tratamento;
- Sono excessivo por uso de medicamentos sedativos;
- Mudanças no comportamento e de humor do idoso, principalmente na presença de estranhos;
- Idoso muito confuso;
- Idoso chora ou se irrita com facilidade;
- Idoso com medo excessivo ou de coisas que não tinha antes;
- Comprimidos e medicamentos que acabam antes do período informado pelo médico ou que sobram após o tratamento.
E como se dá a atuação do detetive particular nessa situação?
Como familiares ou responsáveis, sempre queremos o melhor para os nossos entes queridos. Por isso é natural que se procure garantir que o profissional contratado cumpra suas funções primor e que não seja uma ameaça a integridade de quem tanto amamos. E é aqui que os serviços de um detetive particular podem ajudar, garantindo assim a segurança do idoso ou da pessoa com necessidades especiais.
Para isso, é realizada uma criteriosa investigação, na qual o detetive checa o perfil do profissional contratado através do levantamento da vida, rotina e hábitos da pessoa investigada. Este minucioso exame é feito por meio de entrevistas com pessoas e testemunhas que possam validar informações, assim como a consulta em órgãos oficiais, internet, rede sociais e bancos de dados. Toda e qualquer suspeita será investigada de forma meticulosa até ser desvendada.
Em caso de suspeitas, o ideal é que vocẽ procure por um serviço especializado, com profissionais experientes, treinados e que possuam o conhecimento e a experiência necessária para oferecer todo auxílio necessário. E ter a disposição o atendimento de uma agência de investigação 24 horas por dia e 7 dias por semana, é sinônimo de que nenhum detalhe irá passar despercebido.
Durante a investigação câmeras e escutas são instaladas, bem como o uso de outras ferramentas e técnicas necessárias para a resolução do caso.
O processo de investigação de cuidador de idosos e pessoas com necessidades especiais é extremamente sigiloso e com redobrado cuidado com a preservação da identidade de nossos clientes. Ao final deste processo provas concretas são apresentadas a fim de que a família possa agir de acordo com as descobertas realizadas.
Desta forma, os serviços de um detetive particular podem ser utilizados antes ou após a contratação de um cuidador.
Garanta a segurança do seu ente querido. Receba as provas com discrição e sigilo. Conte com a Laura e Silvia Investigações.
Provas com total discrição para a resolução do seu caso
A Laura e Silvia Investigações atua com modernos aparelhos de vigilância e monitoramento e seus profissionais são detetives experientes e versados nas mais diversas técnicas de investigação. Trabalhamos com a resolução de casos, através de provas legais e confiáveis (fotos, vídeos, áudios e demais documentos) que possam comprovar a idoneidade de seu parceiro, com toda certeza e discrição.
Entrar em contato